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A responsabilidade social de organizações em 10 passos

As organizações com ou sem fins de lucro afetam e são afetadas pelas sociedade, de várias maneiras. Ao refletirem sobre seu papel na sociedade, as organizações reconhecem quem tem um compromisso com ela. É o que se chama responsabilidade social.

Os 10 passos da responsabilidade social são:

  1. Zelar pela qualidade dos produtos e serviços que oferecem aos clientes, tendo o cuidado de não danificar a saúde e o bem-estar das pessoas.
  2. Manter o respeito pelos colaboradores e fornecedores, estabelecendo relações baseadas em confiança e parceria, e não em exploração.
  3. Preocupar-se com a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, garantindo que os colaboradores gozem de boas condições. O ambiente de trabalho é de fundamental importância para a felicidade e cultura organizacional. Uma boa referência é o texto A razão por trás dos escritórios legais das startups.
  4. Ser transparentes com a sociedade, provendo todas as informações de interesse público com relação às operações e atividades da empresa ou qualidade dos produtos.
  5. Respeitar o meio ambiente, estabelecendo práticas que não afetem o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida nas comunidades.
  6. Atuar com ética no que diz respeito ao trato com outras empresas ou pessoas, assim como no recolhimento de tributos, cumprindo todas as suas obrigações como empresa cidadã.
  7. Envolver-se com o crescimento econômico e social sustentado, participando de atividades que beneficiem a sociedade.
  8. Apoiar projetos culturais, sociais e educacionais que possam trazer desenvolvimento para o entorno social.
  9. Estimular seus funcionários o compromisso social e a atividade comunitária. A postura da cidadania, ética e responsabilidade social é cada vez mais cobrada das empresas por parte dos consumidores. Hoje, as pessoas se perguntam de quem estão comprando e querem, através de seu poder de compra, melhorar a maneira como as organizações trabalham.
  10. Estimular o trabalho colaborativo, não competitivo, e que gerem valor para todos os envolvidos no processo, seja direta ou indiretamente.